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Consultoria - RTA Consultoria

SERVIÇOS

CONSULTORIA

A RTA Consultoria assegura serviços de Consultoria garantindo a multidisciplinaridade de áreas, domínios e setores, com soluções à medida do Cliente. Ajudamos a identificar, entender e satisfazer as exigências de mercado, o desenvolvimento do negócio e a melhoria contínua, qualquer que seja o setor e dimensão. A nossa metodologia assenta numa abordagem abrangente e integrada cujo objetivo é ajustar-se às necessidades e expetativas do Cliente de forma eficaz, em prol da percussão dos seus objetivos e no suporte das iniciativas de implementação necessárias para a sua concretização. Com uma vasta experiência global em cada setor, asseguramos que os seus projetos, produtos, processos, operações e serviços garantem a conformidade técnica, normativa e/ou legal, de acordo com o enquadramento aplicável e mercado.

Ambiente

  • Acompanhamento Ambiental em Obras
  • Acompanhamento Arqueológico
  • Acompanhamento de Processos de Avaliação de Impacte Ambiental (AIA)
  • Análise de Risco Ambiental
  • Avaliação Ambiental Estratégica (AAE)
  • Avaliação de Desempenho Ambiental (ISO 14031)
  • Avaliação de Técnicas e Critérios de Descontaminação de Solos e Águas Subterrâneas
  • Demolição e Circularidade em Obra (Resíduos)
  • Determinação de Exigências Ambientais Aplicáveis em Obra
  • Diagnósticos e Relatórios de Análise Situacional
  • Economia Circular
  • Elaboração/Revisão de Planos de Ordenamento do Território
  • Estudos de Impacte Ambiental (EIA’s)
  • Gestão de Conformidade Legal (Identificação e Atualização de Requisitos Legais e outros, Avaliação de Conformidade Legal)
  • Licenciamento Ambiental
  • Medições Ambientais (Ruído Ambiental, Qualidade do Ar, Águas Subterrâneas e Superficiais)
  • Pegada de Carbono (Cálculo de Emissões de GEE e Certificação de Créditos de Carbono)
  • Planeamento, Acompanhamento e Avaliação
  • Planos de Gestão Ambiental em Obra
  • Planos de Gestão de Resíduos (Urbanos, Industriais, Hospitalares, Especiais, Fluxos Específicos)
  • Planos de Prevenção e Gestão de Resíduos de Construção e Demolição (RCD)
  • Planos de Monitorização Ambiental (Ruído Ambiental, Qualidade do Ar, Águas Subterrâneas e Superficiais, Diversidade Biológica)
  • Procedimentos Operacionais Ambientais
  • Procedimentos Operacionais de Gestão de Resíduos
  • Programas de Gestão Ambiental do Estaleiro e Frente de Obra
  • Relatórios de Conformidade Ambiental do Projecto de Execução (RECAPE’s)
  • Relatórios de Sustentabilidade
  • Mapa Integrado de Registo de Resíduos (MIRR)
  • Sistemas de Gestão Ambiental (ISO 14001, EMAS) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação/Registo

Energia

  • Certificação Energética e de Qualidade do Ar Interior
  • Determinação de Medidas de Eficiência Energética
  • Gestão de Conformidade Legal (Identificação e Atualização de Requisitos Legais e outros, Avaliação de Conformidade Legal)
  • Planos de Racionalização Energética (PRE)
  • Sistemas de Gestão da Energia (ISO 50001) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação

Gestão

ATIVOS
  • Gestão patrimonial de infraestruturas (serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais)
  • Sistemas de gestão de ativos (ISO 55001) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
Continuidade de Negócio
  • Sistema de gestão da continuidade de negócio (ISO 22301) - conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
ECONOMIA CIRCULAR
  • Engenharia, estratégia, planeamento, soluções
FORNECEDORES
  • Seleção e avaliação de fornecedores: metodologias, requisitos de acordo com referenciais normativos, enquadramento no(s) sistema(s) de gestão da organizaçao
GESTÃO ESTRATÉGICA
  • Balanced scorecard – conceção, implementação e acompanhamento de modelo de gestão estratégica
  • Candidaturas a financiamento comunitário – elaboração de candidaturas, gestão dos processos de candidatura, gestão documental
GESTÃO DA FORMAÇÃO
  • Elaboração e gestão do dossier de certificação (de entidades formadoras) à DGERT
  • Sistemas de gestão da formação (NP 4512)
Gestão Integrada de Sistemas
  • Conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para Certificação (ISO 55001, ISO 14001, ISO 22301, ISO 50001, NP 4512, NP 4457, ISO 9001/AS 9100/IATF 16949/ISO 13485, NP 4427, NP 4552, NP 4590, SA 8000/NP 4469, ISO 31000, ISO 14971, ISO 22000/FSSC 22000/BRC/IFS, ISO 24510/ISO 24511/ISO 24512, ISO 28000, ISO 27001, ISO 45001)
  • Gestão, fiscalização e acompanhamento de obras: qualidade, ambiente e segurança – caderno de encargos/requisitos de proposta, conceção de documentação, implementação e acompanhamento em obra
Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI)
  • Inovação na gestão pública
  • Sistemas de gestão de IDI (NP 4457) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
Lean Management
  • Conceção, implementação e acompanhamento da ferramenta de gestão lean management
Licenciamento
  • Legislação laboral – identificação, atualização e avaliação de conformidade, incluindo requisitos para contratação pública
  • Licenciamento industrial
Recursos Humanos/Pessoas, Bem-estar e felicidade organizacional
  • Manual de acolhimento
  • Sistemas de gestão da conciliação entre a vida profissional, familiar e pessoal (NP 4552) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas de gestão de pessoas (NP 4427) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
  • Sistemas de gestão do bem-estar e felicidade organizacional (NP 4590) - conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação
Riscos
  • Gestão de riscos (organizações em geral | ISO 31000, ISO 31010; setor dos dispositivos médicos | ISO 14971) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento
Segurança da Cadeia de Valor (Supply Chain Security)
  • Sistemas de gestão da segurança da cadeia de valor (ISO 28000) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento,  preparação para certificação
Segurança da Informação
  • Sistemas de gestão da segurança da informação (ISO 27001) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento,  preparação para certificação
SMETA (Sedex Members Ethical Trade Audit)
  • Sistema SMETA: conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para reconhecimento

Hidráulica e Saneamento

  • Avaliação e Gestão dos Serviços de Abastecimento Público de Água Potável e de Gestão de Águas Residuais | Gestão da Segurança da Água (Série ISO 24500 – ISO 24510, ISO 24511, ISO 24512)
  • Estudos Hidrológicos
  • Gestão Patrimonial de Infraestruturas (Serviços de Abastecimento de Água e de Saneamento de Águas Residuais)
  • Licenciamentos/Título de Utilização dos Recursos Hídricos (TURH): Captações de Água, Rejeição de Águas Residuais (Fossas Sépticas, Rede de Drenagem Pública, Meio Receptor)
  • Planeamento da Segurança da Água (PSA)
  • Planeamento da Segurança do Saneamento (PSS)
  • Plano de Comunicação para Emergências na Qualidade da Água para Consumo Humano
  • Plano de Comunicação para Emergências no Saneamento
  • Planos de Manutenção e Exploração de Estações Elevatórias, Estações de Tratamento de Água e Águas Residuais (EE, ETA, ETAR/ETARI)

A RTA Consultoria assegura diversos Serviços na área de Hidráulica e Saneamento, incluindo em infraestruturas para tratamento de água para consumo humano / comercial / industrial e dessalinização, tratamento de águas urbanas / industriais e água para reutilização (ApR). Os serviços de Consultoria disponíveis contemplam:

  • Assessoria técnica nas matérias relacionadas com a qualidade da água para diversos fins - consumo humano, comercial, industrial, dessalinização, rejeição e reutilização do efluente tratado - , incluindo avaliação da conformidade legal (verificação do cumprimento dos requisitos legais e outros requisitos aplicáveis, bem como, gestão dos requisitos legais);
  • Conceção/definição de tecnologias de tratamento, dimensionamento de processos unitários e infraestruturas;
  • Controlo e monitorização, critérios/parâmetros de qualidade;
  • Exploração em matéria de gestão de ativos, gestão de energia, gestão de risco, sustentabilidade e integração na gestão global da organização (incluindo sistemas de gestão);
  • Licenciamento - conceção, organização e gestão do processo de licenciamento, incluindo avaliação ambiental (Avaliação Ambiental Estratégica e Avaliação de Impacte Ambiental).

Qualidade

  • Gestão da Qualidade na Administração Pública (CAF/Modelo de Auto-Avaliação) – Conceção, Implementação, Acompanhamento
  • Gestão por Processos e Indicadores
  • Modelo de Excelência da EFQM – Conceção, Implementação, Acompanhamento, obtenção do Prémio de Excelência do Sistema Português da Qualidade
  • Planos da qualidade
  • Sistemas de Gestão da Qualidade (ISO 9001) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas de Gestão da Qualidade no Setor Aeroespacial (AS 9100 / EN 9100) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas de Gestão da Qualidade no Setor Automóvel (IATF 16949) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas de Gestão da Qualidade no Setor dos Dispositivos Médicos (ISO 13485) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas de Gestão em Laboratórios (ISO/IEC 17025) | Competência de Laboratórios de Ensaio e Calibração – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Acreditação
  • Tratamento de Reclamações de Clientes

Responsabilidade Social

  • Diagnósticos e Relatórios de Análise Situacional
  • Gestão de Conformidade Legal (Identificação e Atualização de Requisitos Legais e outros, Avaliação de Conformidade Legal)
  • Relatórios de Sustentabilidade
  • Sistemas de Gestão da Responsabilidade Social (SA 8000, ISO 26000, NP4469) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação

Segurança Alimentar

  • Determinação de Boas Práticas (Estabelecimentos Vários, Restauração)
  • Diagnósticos e Relatórios de Análise Situacional
  • Gestão de Conformidade Legal (Identificação e Atualização de Requisitos Legais e outros, Avaliação de Conformidade Legal)
  • Manual HACCP
  • Planos de Higiene e Limpeza
  • Planos HACCP
  • Procedimentos HACCP
  • Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (FSSC 22000) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas de Gestão da Segurança Alimentar (ISO 22000) – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas HACCP – Conceção, Implementação, Avaliação, Consolidação, Acompanhamento, Preparação para Certificação
  • Sistemas BRC e IFS

Segurança e Saúde no Trabalho

  • Acompanhamento da segurança em obra
  • Acompanhamento dos serviços de higiene e segurança no trabalho
  • Avaliação de riscos profissionais / Mapas de risco
  • Controlo de riscos profissionais / Medidas de minimização de riscos
  • Determinação de exigências de segurança aplicáveis em obra
  • Diagnósticos e relatórios de análise situacional
  • Elaboração e gestão do dossier de reconhecimento (de entidades formadoras e serviços de SHST) à ACT
  • Ficha de notificação sobre as modalidades adoptadas na organização dos serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Fichas de procedimentos de segurança em obra
  • Gestão de conformidade legal (identificação e atualização de requisitos legais e outros, avaliação de conformidade legal)
  • Licenciamento de segurança contra incêndio
  • Manual de segurança
  • Medições de segurança e saúde do trabalho (agentes físicos e químicos)
  • Organização da segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Planeamento e controlo em atmosferas explosivas (ATEX)
  • Planos de emergência/segurança contra incêndio / Medidas de auto-proteção
  • Planos de equipamentos de proteção coletiva e individual
  • Planos de monitorização de segurança e saúde no trabalho (agentes físicos: ruído ocupacional, iluminância, vibrações, temperatura, humidade, conforto térmico; agentes químicos: na forma particulada e gasosa, incluindo compostos orgânicos voláteis/COV’s)
  • Planos de prevenção
  • Planos de segurança e saúde (PSS), em fase de projeto e fase de obra
  • Plantas de emergência. Sinalização
  • Procedimentos de armazenamento e manuseamento de substâncias químicas
  • Relatório anual da atividade de serviços de segurança, higiene e saúde no trabalho
  • Sistemas de gestão da segurança e saúde no trabalho (ISO 45001) – conceção, implementação, avaliação, consolidação, acompanhamento, preparação para certificação

Soft Skills / Desenvolvimento Pessoal

Coaching
  • Coaching permite ajudar as pessoas a atingir os seus objetivos/sonhos, através de metodologias, ferramentas, técnicas e práticas para impulsionar o seu desenvolvimento pessoal e/ou profissional, permitindo implementar imediatamente e alcançar melhores resultados em todas as áreas da Vida, num determinado e curto espaço de tempo, considerando as metas pessoais e profissionais de cada um.

Os serviços de Coaching são realizados conforme as necessidades do cliente:

  • Coaching a nível individual: universo pessoal | universo profissional
  • Coaching a nível organizacional (sessões de grupo): universo profissional
  • O coaching é direcionado para:
  • Pessoas que pretendem desenvolver a sua estima, confiança, segurança, motivação
  • Pessoas que pretendem estabelecer e realizar metas pessoais e/ou profissionais
  • Líderes que pretendem usar técnicas para motivar o seu grupo de trabalho/equipa, desenvolvendo a liderança – Coaching para liderança
  • Pessoas que pretendem melhorar a sua capacidade, domínio, competências e resultados
Comunicação e Estratégia Interpessoal
  • Os profissionais de excelência apoiam-se em três pilares-chave: a autoconsciência, uma estratégia de rede e as competências relacionais. A capacidade de exercer influência num ambiente multifuncional e em permanente mudança é a chave de um desenvolvimento pessoal eficaz e continuado.

Os serviços de Comunicação e Estratégia Interpessoal permitem o desenvolvimento das competências de excelência interpessoal, nomeadamente:

  • Influenciar os vários stakeholders de modo a que as suas equipas e Organizações atinjam os objetivos
  • Clarificar a sua estratégia de influência interpessoal
  • Potenciar as suas personalidades (compreender o seu comportamento e as suas atitudes, reexaminar/potenciar o seu sistema de valores e crenças, estar consciente dos seus pontos fortes e áreas de melhoria, identificar as suas atitudes como sendo ineficazes, ativar as forças impulsionadoras da confiança)
  • Desenvolver relações interpessoais eficazes
  • Conhecer-se melhor para comunicar melhor
  • Comunicar de forma aberta e eficaz
  • Gerir o conflito, a adversidade e a confrontação
  • Sincronizar a sua comunicação verbal e não verbal através da utilização da programação neurolinguística (PNL).
  • Os serviços  são executados com técnicas de transformação e desenvolvimento pessoal, liderança e programação neurolinguística (PNL).
Mentoring
  • Mentoring é uma ferramenta de desenvolvimento pessoal e/ou profissional através da qual uma pessoa com mais experiência e/ou conhecimento (mentor) ajuda uma pessoa com menos experiência e/ou conhecimento (mentee) a evoluir.
  • A relação mentor/mentee é uma relação em que o mentor assume o papel de quem cuida, aconselha, orienta e desafia
  •  
  • Os serviços  são executados com técnicas de transformação e desenvolvimento pessoal, liderança e programação neurolinguística (PNL)
" Pelos sonhos e felicidade, todos os dias e ... para o mundo! "